Olá!! Hoje o nosso bate papo é com a escritora Paloma Braga parceira do blog e autora do livro Doutora da Alma (leia a resenha).





Paloma Bernardino Braga nasceu em Minas Gerais e sempre gostou de escrever. É apaixonada por literatura e cursa Letras na Universidade Federal de Minas Gerais. Seu livro preferido é Orgulho e Preconceito da autora inglesa Jane Austen, e acredita que quem lê nunca está sozinho
  


SINOPSE: Valentina Rodrigues é a it girl do momento. Seu livro, "O Voo da Borboleta", está no topo da lista dos mais vendidos. Por causa da sua história inspiradora, ela começa a ser chamada de "A Doutora da Alma". Danilo Vaccari costumava ser o melhor amigo de Valentina. Eles cresceram juntos e se conheciam melhor do que ninguém. Eram inseparáveis - até que Valentina teve de se mudar para São Paulo. Os dois mantinham uma amizade à distância, mas, de repente, Valentina encerra o contato com Danilo. Só que ele sempre foi apaixonado por ela. Quando Danilo descobre que Valentina se tornou uma escritora famosa, vê a sua chance de obter respostas e declarar seus sentimentos. Enquanto lê o livro de Tina, ele tenta achar uma forma de encontrá-la. Ela, no entanto, fica cada dia mais famosa e inacessível.

1-De onde surgiu a motivação para ser escritora?

A minha motivação para ser escritora surgiu quando eu publiquei minha primeira estória na internet. A reação foi muito positiva, e cada comentário, minha paixão aumentava. As críticas também tiveram o seu papel: uma boa crítica pode sempre te motivar a ir além.

2-No início, que tipo de escritor/livro te influenciou?


No início eu fui muito influenciada pelas autoras L. J. Smith e Helene Hegemann, e pelo autor José de Alencar. Agora me inspiro muito na britânica (e maravilhosa) Jane Austen.

3- Você costuma utilizar algum material como referência para escrever, ou é pura e simplesmente inspiração momentânea?


Então, nós temos esta impressão de que a escrita é um surto de inspiração que te atinge e você começa a escrever. Bem, a inspiração não funciona assim. Inclusive, foi muito chocante quando eu percebi isso. A inspiração te leva a uma ideia, e toda ideia precisa ser desenvolvida. Portanto, eu sempre faço planos de escrita, do plano geral e dos capítulos. Acho que dessa forma, a estória corre menos risco de se tornar confusa e desconexa. Mas, (acontece muito frequentemente) quando eu estou no meio do capítulo e tenho uma ideia, eu o reformulo. Em resumo: eu sempre tenho um planejamento, mas à medida que novas ideias vão surgindo, eu vou adaptando e mudando o meu plano original. 

4-De onde vêm os seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou em fatos?


Meus personagens sempre vêm de pessoas conhecidas, mas, na maioria das vezes, eles vêm de mim mesma. Gosto e busco criar personagens reais, com defeitos e qualidades reais, então nada melhor do que me inspirar em pessoas reais. Inclusive, fico muito aborrecida quando encontro algum personagem super perfeito e maravilhoso nas minhas leituras! A literatura precisa ser verossímil. 

5-Quais são seus livros e autores favoritos?

Meu livro preferido é Orgulho e Preconceito da Jane Austen, que é minha autora preferida. Gosto muito de José de Alencar e da J. K. Rowling. Também me apoio muito em escritores teóricos como o Antonio Candido (recomendo para todos aqueles que gostam de literatura brasileira). 

6-Quais são os seus planos? Próximo projeto?       

Tenho três estórias na minha cabeça neste momento. Por enquanto, elas são só ideias que precisam ser desenvolvidas. Ideais brigando para ver qual vai ser a escolhida! A vencedora, até o momento, é a ideia de um livro de fantasia, gênero que eu amo muito e que ainda não escrevi. 

7-Atualmente, cada vez é mais difícil publicar um livro, principalmente devido a motivos financeiros. Qual foi a sua maior dificuldade na publicação do Doutora da Alma?

O mais difícil é o tempo de espera. Geralmente as editoras demoram mais de três meses para dar um parecer (quando dão). Eu sou uma pessoa ansiosa por natureza, então aguardar esse tempo foi um grande desafio. Quando eu recebi a resposta positiva e maravilhosa da Penalux, uma editora que eu admiro muito, fiquei completamente nas nuvens: eu iria realizar o meu sonho. 

8- Gosta de trabalhar em silêncio absoluto ou prefere ouvir uma música enquanto trabalha?

Gosto de ouvir músicas ou o barulho da chuva (existe um site maravilhoso que simula o barulho! https://rainymood.com/). As músicas sempre deixam as cenas mais intensas e emocionantes, parecendo até coisa de novela! Além disso, elas ajudam a expressar sentimentos. Às vezes você precisa escrever uma cena de amor quando não está sentindo nadinha de amor na vida! Ou uma cena de briga quando você está super paz-e-amor. As músicas me deixam mais no clima das cenas. 

9- Enquanto estava escrevendo, você partilhou a história com alguém para pedir conselhos?

Sim! Acho essencial ter um feedback. Eu tenho uma leitora (incrível), a Andreza, que está comigo desde sempre. Sempre que eu termino de escrever um capítulo, envio para ela. O retorno de um leitor e as cobranças deles para um próximo capítulo fazem com que a estória continue, e que mude, caso necessário. Sempre gosto de saber se estou indo no caminho certo e se os personagens causam (boas e más) reações nos leitores. 

10- Quanto tempo demorou a escrever o livro?

Bem, eu demorei muuuuito tempo. Tive a ideia do livro em 2013. Comecei a escrever alguns capítulos, mas estava muito desanimada com o mercado editorial. Fiquei indo e voltando na estória durante 2014 e 2015, e reescrevi ela várias vezes. Demorou um pouco até eu conseguir ver a estória num plano geral, ver um começo, meio e fim. Demorou também para entender e melhor construir os personagens. A Valentina foi a mais difícil de todas. Escrever o livro dela também foi um grande desafio. Finalizei o livro no final de 2015, e no começo deste ano as revisões foram feitas e ele foi enviado às editoras. 


Acompanhe a escritora em todas as redes sociais:


8 Comentários

  1. Adorei o post! Conheci seu blog hoje e já estou seguindo, amei, parabéns ❤

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da entrevista, também amo a Jane Austen! E me interessei bastante pelo livro, parece ótimo :)
    http://livroseafins2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fico lindo demais! Muito obrigada pelo convite <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela sua disposição em fazer a entrevista e suas respostas foram ótimas!!
      Beijooos! <3 <3

      Excluir

Seguidores