AVISO: A imagem a seguir é chocante.Prossiga apenas se não for hipertenso!

Resultado de imagem para livro velho

MY GOD! Gente, que dor no coração ver um livro destruído assim!
Socorro! Quem poderá nos defender? 
(...)
Calma, calma o Blog Liturama está aqui para te ajudar!
E hoje, vamos dar algumas dicas para que seus livros não cheguem àquele ponto.
Vem com a gente, e não se esqueça de deixar seus comentários ;)

1. Vamos ler? Limpe suas mãos antes! Bactérias, sujeira, poeira ... só pra citar algumas coisas que podem estar nas suas mãozinhas. Todos estes agentes aceleram a decomposição do papel.

2. Amei essa página, vou marcar com um clipe...- Nem pense nisso! Clipes de metal enferrujam e estragam o papel por oxidá-los. Mesmo o clipe que é revestido com um material plástico faz mal para o seu amigo livro, isso porque, deixa ele cheio de marcas desnecessárias.

3. Livro não descansa deitado! Imagine seu livro como um trabalhador incansável! Sim, ele não gosta de ficar deitado e muito menos com um monte de outros livros em cima dele. Deixe seus livros na posição vertical e com espaço entre um e outro para que você possa pegá-los. Isso vai evitar que o miolo e as lombadas sejam danificadas.

4. Umidade e calor excessivo, nem pensar! Não, você não precisa de uma super estufa para seus livros com ambiente climatizado e luz controlada (se bem que isso seria maravilhoso kkkk), mas você realmente não pode deixá-los expostos ao sol ou em um lugar que tenha muita umidade. Mofo, fungos e ressecamento vão destruir seu amigo!

5. Flanela limpa e seca. Faz tempo que seus livros não são limpos? Fácil, meu amigo, use uma flanela limpa e seca para limpá-los individualmente. Nada de pano úmido - já falamos sobre umidade, né?! - e nem de espanador. Eles agradecerão seu cuidado! <3

Bem, meus amigos, essas foram algumas dicas para ajudar na conservação dos seus livrinhos maravilhosos que merecem vida longa e próspera! Gostaram? Quais cuidados vocês têm para manterem suas obras bem bonitas e conservadas? Vem contar pra gente!












Um Comentário

  1. Nossaaaa dica interessante não sabia que não podia colocar os livros na forma horizontal na estante e que isso danificava eles :( os meus ficam deitados pois é o modelo da estante e não tem como coloca-los em posição vertical, mas sempre os mantenho limpos e mudo de posição diariamente. Terei que providenciar isso... Excelente dicas May, continua trazendo mais dicas de cuidado com os nossos "bebês" haha.

    http://leiacomigoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seguidores